ALIMENTAÇÃO NO PÓS TREINO!
- tatianacsp0
- 5 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Falamos bastante sobre a nutrição pré-treino, mas e quanto à alimentação pós-treino?
Durante o exercício, utilizamos principalmente gorduras e carboidratos para atender à demanda energética da atividade, nunca exclusivamente uma dessas fontes.
Nosso corpo é tão eficiente que armazena esses dois nutrientes como reservas de energia: o carboidrato é armazenado como glicogênio, e a gordura como triglicerídeos.
Carboidrato e proteína
Após o exercício, nosso corpo precisa repor os nutrientes utilizados durante o treino para se recuperar adequadamente.
Por isso, a alimentação pós-treino é fundamental.
Tanto a proteína quanto os carboidratos desempenham papéis importantes no processo de recuperação. Alguns estudos indicam que a síntese de proteínas pode ser maximizada quando combinada com a ingestão de carboidratos.
Carboidrato
Os carboidratos aceleram o processo de recuperação após o exercício. Durante a atividade física, usamos nossas reservas de glicogênio (uma forma de armazenar glicose/carboidratos) como fonte de energia, e essas reservas precisam ser repostas.
Após o treino, o corpo continua precisando de energia para manter suas funções, e sem carboidratos disponíveis, ele pode começar a usar as proteínas "dos músculos" como fonte alternativa.
Proteína
As proteínas fornecem ao nosso corpo aminoácidos, que são essenciais para reparar e reconstruir as estruturas musculares.
A intensidade do exercício pode causar microlesões nas fibras musculares, um
"estresse" natural. Se não auxiliarmos nosso corpo na recuperação desses danos, isso pode resultar em fadiga e até em lesões mais graves.
Hidratação
E não podemos esquecer da hidratação! A boa notícia é que os alimentos também contêm eletrólitos (minerais), então, mais um motivo para comer após o treino.
Vale lembrar que tudo depende do objetivo, do tipo de treino, da dieta, entre outros fatores.
Comentários